COIMBRA: CIDADE DO CONHECIMENTO

Percurso histórico



Desde 130€/Adulto
Gratuito para Crianças e Jovens até aos 17 anos


A primeira paragem do percurso será em Conímbriga, local de vestígios Romanos, preservados até aos nossos dias. Aqui poderemos apreciar várias técnicas de construção, termas, fóruns e outros elementos trazidos desde as terras longínquas do Mediterrâneo até nós.

De seguida, tomaremos rumo até Coimbra, um ponto obrigatório na rota dos viajantes, um dos berços da Nação. Assim o é desde os tempos da fundação de Portugal. Ao longo dos séculos, Coimbra foi o local de onde os grandes mestres de ensino ensinavam futuros administradores de Portugal, ainda antes do nascimento da Nação. Aqui também os seus estudantes viveram grandes histórias de amor, retratando-as nas belas melancolias do Fado. Passaremos pela Igreja de Santa Cruz, onde se encontra sepultado o primeiro Rei de Portugal e seu filho, e faremos de seguida uma visita à Biblioteca Joanina e à Universidade, onde falaremos de tradições, símbolos e outras curiosidades estudantis. Por fim, visitaremos o local onde a mais bela história de amor portuguesa se desenrolou: a Quinta das Lágrimas. Percorreremos os passos de D. Pedro e D. Inês no seu amor proibido, e veremos a história da aia que se tornou rainha de Portugal.


Sabia que...

O número de livros que poderá admirar na Biblioteca Joanina é superior a 70.000, sendo a sua manutenção e limpeza da sua maioria é levado a cabo pelo “melhor amigo” do estudante de Coimbra? O Morcego.


Conímbriga
Conímbriga
Igreja de Santa Cruz (Centro de Coimbra)
Igreja de Santa Cruz (Centro de Coimbra)
Biblioteca Joanina e Universidade
Biblioteca Joanina e Universidade
Quinta das Lágrimas
Quinta das Lágrimas

Icons

Disponível todos os dias, excepto 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.